segunda-feira, 27 de abril de 2009

Pinhole DAY!

Have FAITH! Foto de Tina Andrade


Foi uma experiência muito boa o nosso Pinhole DAY! Não só pelo prazer de aprimorar a fotografia estenopeica, mas de inaugurar uma proposta diferente para o click 'n clip: a de realizar saídas educativas, com o propósito de agregar um composto educativo: exercícios como estes estimulam o olhar, mas sobretudo despertam a cidadania.

Como o processo da foto pinhole nem sempre é tão imediato, não teremos um slide cheio de exemplos (como é de praxe). Algumas fotos são feitas com papel fotosensível, maquininhas feitas à mão que utilizam filmes. Em ambos os casos, é necessária a revelação, ampliação e escanerização.

A foto deste post, eu fiz com uma adaptação acoplada à uma câmera digital, que resultou no ensaio "Satisfantasy"; daí a imediatez.

Agora o Click 'N Clip estuda a possibilidade de promover uma oficina pinhole para estudantes.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Dia 26 de abril o Click 'N Clip promove o Pinhole DAY


Foto Pinhole: Virgínia Park
Posted on Flickr


Todos os participantes do Click 'N Clip Movimento pela Fotografia Cidadã e demais interessados estão convidados para a comemoração do Dia Mundial da Fotografia Pinhole, no próximo dia 26 de abril, domingo.

"Pinhole é um processo alternativo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. Sua câmera artesanal pode ser construída facilmente utilizando-se materiais simples e de poucos elementos. O nome inglês Pinhole ou Pin-Hole pode ser traduzido como “buraco de agulha” por ser uma câmera fotográfica que não possui lentes, tendo apenas um pequeno furo (de agulha) que funciona como lente e diafragma fixo no lugar de uma objetiva. Também conhecida como câmera estenopeica, a pinhole é basicamente um compartimento todo fechado onde não existe luz, ou seja, uma câmara escura com (normalmente um) pequeno orifício. A diferença básica da fotografia pinhole para uma convencional está em sua ótica. A imagem produzida em uma pinhole apresenta uma profundidade de campo quase infinita, ou seja, tem um foco suave em todos os planos da cena (tudo está focado)." (Extraído do Manual prático da fotografia estenopeica, criado por C. Falieri, da UFMG)

Como integrar-se à nossa dinâmica:

Antes de 26 de abril de 2009: Prepare seu equipamento!
Se você já tem uma câmera Pinhole, teste-a para ver se está funcionando perfeitamente;
Adquira o filme ou papel, ou qualquer outro material fotossensivel;


Se você ainda não tem uma câmera Pinhole, descolamos os moldes desta câmera (foto) ao estilo "faça você mesmo". O material está em inglês, mas os desenhos são muito claros. Pode acreditar que você consegue imprimir, recortar e montar. Então, divirta-se construindo a sua!

Você pode usar latas de refrigerante, sardinha, leite, caixinhas de suco, sapato, enfim... Há muitos exemplos no Flickr e Youtube!

Faça suas experiências: revele, teste, treine a sua visão Pinhole e já tenha em mente o seu projeto, digo, a foto que desejará fazer no EXATO DIA 26 DE ABRIL!

Inspire-se: eu poderia citar inúmeros portafólios de foto Pinhole, mas quero postar minha homenagem à Angélica Sati Kobashi de quem sou fã de carteirinha! Vale dar uma espiada neste trabalho me encantou e inspirou esta dinâmica. Sati me passou dicas que eu também vou experimentar!

Este será o nosso dia para nos divertir ao descobrir uma nova visão do nosso mundo por uma câmera Pinhole. Por isto o tema será ESPERANÇA: de um mundo melhor, mais alegre, mais colorido, mais bonito!

Os melhores resultados farão a edição especial CLICK 'N CLIP PINHOLE DAY.
Além de você, gente pelo mundo inteiro vai estar participando desta dinâmica. O Click 'N Clip ainda encaminhará os melhores trabalhos para a organização mundial do Dia do Pinhole.

Antigos participantes, fotógrafos amadores e convidados nos encontraremos em local e a data divulgados apenas para os inscritos.

Inscreva-se pelo clicknclip@gmail.com e aguarde a confirmação.

Até lá!
Tina Andrade

Fotopoetisa


Insisto em dizer que não fotografo
apenas converto em imagem
um pouco da minha poesia.
Minha fotografia nasceu do amor
e para o amor retornará
em cor, luz ou escalas de cinza

Um dia, diante da imagem de meu alvo passional
postei fotoemas
onde pública e empaticamente
me dispus a viver
um instante ainda mais "decisivo"

O exercício me comoveu
e apontou meus olhos para outro destino
Onde havia o nanquim, há a luz em minha grafia
a visão das entrelinhas...

Talvez minha natureza rústico-poética
de quem mal sabe a diferença entre o obturador
e uma janela que se abre e que se fecha
me faça bem melhor compreender
porque uns fotografam pombos
outros armas
paisagens ou escombros

Eu prefiro não julgar o que vejo
entre “o óbvio e o obtuso”
- admitir que ainda tenho Síndrome de Sthendal -
e não buscar entender o que é por demais subjetivo
continuar fotopoetisando ou imagescrevendo, só

E com pretensões ainda maiores que as paredes das bienais
me dependurar sobre a inabitada galeria onírica
dos homens

Para que talvez lhes desperte
menos pela imagem
mais pela força da minha impressão.

Tina Andrade
manhã de abril, 2009