segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Click 'N Clip nasce um movimento pela "imagem cidadã"

Há quase mil anos Al-Hazen já realizava pesquisas em torno dos fenômenos ópticos que permitiram com que em 19 de agosto de 1839, portanto há 169 anos, Louis Jacques Mandé Daguerre anunciasse ao mundo a imagem positiva que colocaria a fotografia no ranking dos maiores inventos e adventos da humanidade.

A fotografia nos dá o poder de apreender um pedaço da nossa própria história e eternizá-lo. Decerto que impressa a imagem pode ter suas limitações, mas uma vez vista, é a mensagem que fica registrada em nossa memória; e o impacto que esta informação visual pode nos causar, é capaz de fazer com que a mais antiga imagem mude por completo o pensamento mais contemporâneo.

Assim, para celebrar este Dia Internacional da Fotografia, lanço oficialmente neste dia 19 de agosto o Click 'N Clip - um movimento que agrega ao "documento absoluto da verdade", na visão de Barthes, a nobre missão de promover ações que resultem no bem-estar comum. Nós temos o poder de comunicar e por que não fazer isto para reunir o que é bom, é belo e ainda por cima faz bem?.

Com os recursos tecnológicos disponíveis hoje, podemos publicar conteúdo instantaneamente e de um jeito ubíqüo, ou seja, por toda a parte. Hoje me dedico a motivar a colaboração em um "mundo 2.0", a chamada web ativa (e criativa!), que possibilita experiências cada vez mais ricas aos usuários.

Características do projeto

O Click 'N Clip além de instantâneo, é um evento que tem um alto potencial colaborativo. A idéia é envolver não apenas fotógrafos, mas pessoas dispostas a contribuir com seus talentos para fomentar ações sociais voltadas à educação ambiental, exercício da cordialidade, consumo consciente, entre outras, através de um grande banco de imagens compartilhado com organizações sem fins lucrativos, de modo que a fotografia se engaje em campanhas que ajudarão a sensibilizar pessoas por um mundo melhor.

Como participar

Após a publicação da demanda, os "clickers" (como são chamados os colaboradores) poderão enviar imagens capturadas pelo celular para o email clicknclip@gmail.com.

Excepcionalmente nesta primeira fase também serão aceitas imagens feitas por câmeras digitais. "Não quero excluir pessoas e sim, adaptá-las às novas tecnologias". De fato, o projeto foi elaborado dentro do conceito de mobilidade."

O roteiro do varal será divulgado neste e no miniblog Twitter. Inscreva-se!

Nenhum comentário: