segunda-feira, 22 de setembro de 2008

No domingo, 28/9 o Click 'N Clip aflora em Atibaia


"A melhor imagem é aquela capaz de transformar um pensamento" - esta é a filosofia do Click 'N Clip - Photocitizen Movement, ou "Movimento pela Fotografia Cidadã", que no próximo dia 28 de setembro irá instalar um atraente varal fotográfico sob o tema FLORES E CARPAS, na Estância de Atibaia.

A escolha do tema é uma homenagem a Takao Ono (na foto), falecido recentemente: - "Era uma pessoa apaixonante. Quando nos acompanhou à exposição de Daisaku Ikeda, descobri o quanto adorava carpas e flores. Era dono de um carisma contagiante", disse Tina Andrade, autora do projeto, que foi por ele ciceroneada, na época em que ela e seu marido, o fotojornalista Jonny Ueda produziam a reportagem especial sobre a colônia japonesa de Atibaia para uma revista no Japão.

Tina tem motivos mais do que especiais para trazer o Click 'N Clip para este lugar: além da homenagem, reconhece que a Primavera é especial aqui. Para ela, o fato de a cidade ser grande produtora de flores já inspira arte: - "este lugar nos proporciona beleza, vive dela - e nossa missão está diretamente ligada ao que é bom, é belo e faz bem; fiquei ainda mais encantada quando descobri a quantidade de talentos da fotografia concentrados aqui".

A edição de Atibaia ela divide com Marisa Shiroto, nascida na cidade e importante elo de ligação. O projeto tem uma dinâmica muito simples: é disparada uma chamada à comunidade atibaiense informando o tema. A partir daí, as câmeras fotográficas e celulares entram em ação. Todos (profissionais e amadores de qualquer idade) poderão capturar imagens e enviá-las de acordo com o regulamento.

As imagens selecionadas serão expostas no domingo, 28, em um varal improvisado no Coreto Silvio Caldas, na Praça Aprígio de Toledo das 11 às 16h00. Para o processo de seleção, Tina e Marisa fizeram questão de montar uma pequena comissão convidando especialmente, o Clube Atibaiense de Fotografia.

O evento é o embrião de um trabalho ainda maior que, em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia, pretende fazer aflorar um novo olhar sobre a cidade. Para o Diretor da Divisão de Eventos, Mauro César Francisco, muita coisa mudou na cidade e precisa ser revelada, pois veio deixá-la ainda mais bonita. Acervo fotográfico e talentos não faltam: - "esse projeto traz uma proposta interessante e pode dinamizar uma nova edição de cartões-postais"!

Tina, que é louca por coretos, aceitou prontamente a sugestão para montar o varal neste da "Praça do Mercado" - "ele é lindo, fica perto da casa onde viveu Takao e está no nosso caminho", disse Marisa Shiroto, que dá duro na produção e já garantiu que a "jóia da praça" seja adornada com flores no próximo domingo.

Para participar consulte o regulamento no blog do projeto, em seguida envie sua imagem para clicknclip@gmail.com. Uma agradável surpresa está reservada aos autores das fotografias selecionadas (cerca de 20) que assinarem pessoalmente suas obras no dia da mostra.

Nenhum comentário: